quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Dia 27 de Setembro dia Nacional da Doação de Órgãos

         Mês conhecido como "Setembro verde", em que os principais monumentos das cidades são iluminados, com intuito de mobilizar a população para a importância desse ato de amor ao próximo.

É muito fácil ser um doador de órgãos, não tem burocracia, precisa apenas comunicar aos familiares esclarecendo sua vontade, não precisa deixar documento assinado, pois a doação só acontecerá com a autorização expressa dos familiares.

Um dos momentos em que órgãos serão doados é quando ocorre a morte encefálica, conhecida como morte cerebral na qual a perda das funções vitais e irreversível, ou seja, o individuo está morto. O paciente que precisa de um transplante deve estar obrigatoriamente inscrito em uma Central de Transplante da Secretaria do Estado da Saúde aguardando um órgão compatível com suas características. Não existe compra ou venda de órgãos, pois a doação e um ato de amor.

Existe outro momento que a doação é possível, com os doadores vivos que são aqueles que doam órgãos duplos como o rim, parte do fígado e pulmões. Pode ser realizada também a doação de medula óssea para pessoas que tem alguma doença sanguínea, mas qualquer um dos transplantes só será realizado se houver compatibilidade sanguínea entre o doador e receptor, e se o primeiro estiver saudável.

Quando um potencial doador é identificado a central de transplante é comunicada, então é verificada as informações dos cadastros das pessoas que se encontram na lista de espera, a escolha do receptor será definida de acordo com a ordem da lista e a compatibilidade entre o doador e o receptor, o tempo de espera e a urgência.



É de muita importância que as pessoas saibam como funciona e assim a chamada "fila única" da lista de espera de órgãos, a cada vez que surge um doador a central é informada e processa a seleção dos possíveis receptores para os vários órgãos. A seleção leva em conta o tempo de espera para o transplante: grupo sanguíneo, peso e altura do doador e alguns exames que são obrigatórios para verificar se o doador é portador de infecções ocasionadas por vírus ou bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário