segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O sistema Imunológico e o Estresse

O estresse pode ser definido como uma junção de desgaste físico e mental, tais manifestações alteram de maneira coordenada todo o corpo, este na tentativa de estabilizar o ambiente afetado começa a desenvolver uma cascata de reações, e estas podem comprometer todo o organismo. Algumas das características do estresse são, aumento da pressão arterial,  que contribui para infertilidade, acelera o processo de envelhecimento, aumenta o risco de doenças cardíacas, e uma das características ainda desconhecida por muitos é a sua interferência no sistema imunológico.


Já se deve ter ouvido falar que pessoas que estressam-se rotineiramente são mais propícias a ficar doente, isto se dar por que sucessivos casos de estresse podem gerar danos consideráveis ao sistema imunológico, tornando-o mais susceptível a adquirir doenças oportunistas como infecção bacteriana ou viral.

Em alguns casos o estresse começa a atacar o próprio organismo, danificando os tecidos saudáveis, podendo gerar doenças como artrite e reações alérgicas. Isto acontece por que alguns hormônios liberados neste processo agem na estimulação de células imunológicas, tendo como exemplo os hormônios hipofisários, Estes também são produzidos por células linfoides, e sus relação com o sistema imunológico é de grande relevância, observado em situação de estresse.

O cortisol (glicocorticoide) é um dos principais hormônios liberados neste processo, e ele tem como função o efeito modulador no organismo humano. Durante o momento de estresse há a ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, aumentando assim consideravelmente os níveis de cortisol na corrente sanguínea. Ou seja, repetidas situações de estresse causam danos ao sistema imunológico.


Células imunológicas sofrem interferências significativas devido a atuação do estresse no organismo, principalmente em situações mais exaustivas e duradouras. As células NK, macrófagos células T, passam por alterações funcionais, tornando-as menos eficazes, e neste momento também são reativados alguns vírus latentes tendo como exemplo o herpes simples.

Gostou das informações? Aproveite a caixa de comentários abaixo e coloque sua opinião, é de grande importância para nós. Também acesse nosso site http://www.ligaimunologia.com/.

7 comentários: