domingo, 28 de agosto de 2016

Psiconeuroimunologia: Conheça a área que mostra como o seu emocional atua na defesa imunológica.

Os registros sobre a interferência do estado emocional sobre o sistema imunológico datam de 200 a.C., atualmente essa intervenção é conhecida como Pisconeuroimunologia que  é um campo de estudo que integra conhecimentos oriundos da Imunologia, da Psicologia e da Neurologia, é por meio da união destas áreas do conhecimento que torna-se possível a compreensão de qual maneira as emoções interferem na atuação do sistema imunológico frente um agente invasor.


Por muitos anos os estudos que relatavam a existência da relação entre sistema imune e emoções foram negligenciados, somente em meados da década de 1980 muitos pesquisadores passaram a apresentar resultados que fortaleceram e deram credibilidade essa corrente de estudo.

Diversos foram os estudos realizados usando situações de stress e avaliando em seguida como foi a reação do sistema imune, por meio destes chegou-se à conclusão de que o stress tornava os indivíduos mais propensos a serem acometidos por doenças. Outro grupo de experimentos apontam que a coluna vertebral e os sistemas digestórios, respiratório, e cardiocirculatório são os mais atingidos por situações estressantes.

Atualmente sabe-se que as emoções tem ações sobre o encéfalo, que por sua vez atua sobre o hipotálamo que estimula a hipófise a secretar ACTH, o mesmo estimula as suprarrenais a secretarem outros hormônios, que potencializam ou reduzem a resposta imunológica. Por meio desse grupo de relações é possível perceber uma integração e atuação conjunta de sistema neurológico, endócrino e imune do indivíduo.

A psiconeuroimunologia  é uma linha de pesquisa que avançou muito nos último anos,  acredita-se que no futuro estes conhecimentos serão integrados as terapias convencionais nas mais diversas patologias, possibilitando respostas mais efetivas e em um prazo mais curto aos tratamentos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Aleitamento Materno Exclusivo

No dia 01 de Agosto comemoramos o Dia mundial da Amamentação! Para isso a LAI traz informações interessantíssimas a respeito da importância da amamentação e quais os benefícios para a mãe e o bebê.

O sistema imunológico do recém- nascido é muito imaturo, contando com pouquíssimas linhas de defesa contra microorganismos, é nesse momento onde o leite
materno torna-se um aliado no aumento da defesa, pois é rico em fatores de proteção imunológica (IgG, IgM, IgA, Linfócitos B e T, macrófagos, neutrófilos e fator bífido), protegendo a criança contra os germes prevalentes no meio em que a mãe vive.

           
 O aleitamento materno vai além do simples ato de amamentar, pois permite uma gama de benefícios para a relação mãe-filho. O leite materno humano é rico em nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento, onde a criança fazendo o uso exclusivo do leite (quando a criança recebe somente o leite materno direto da mama ou ordenhado, ou leite humano proveniente de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção  de sais de reidratação oral, suplementos minerais, vitamínicos ou medicamentos) é capaz de suprir todas as necessidades nutricionais até o 6º mês de vida sem requerer adição de outras substancias, nem mesmo água.     
imagem aleitamento

Inúmeros estudos mostram que o aleitamento exclusivo por si só é capaz de evitar diarreia, infecções respiratórias, diminuir o risco de alergia (inclusive a proteína do leite de vaca), hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia (taxas elevadas de colesterol no sangue), reduz a chance de obesidade, além de propiciar a melhor nutrição. Os benefícios para a mãe incluem: redução de 4,3% de chance de desenvolver câncer de mama a cada ano de duração de amamentação; é um método efetivo na contracepção (evitando nova gravidez); baixo ou quase nenhum custo financeiro, visto o alto preço do leite artificial, promoção de maior vínculo entre mãe e filho. A soma de todos esses fatores contribui para uma melhor qualidade de vida familiar.

Gostou do artigo e tem algo a acrescentar? Aproveite as caixas de Comentários abaixo e comece ma discussão. Alguma dúvida, comente ou entre em contato diretamente. Também acesse nosso site.